Conhecendo um pouco sobre o Tesouro Direto

Vamos conhecer um pouco mais sobre o Tesouro Direto, um programa do governo federal que permite a compra e venda de títulos publicos federais.

tesouro direto

Resumindo bastante, é como uma poupança, ao invés de você emprestar o dinheiro ao banco, você vai emprestar dinheiro ao governo federal.

Possui uma rentabilidade maior que a poupança, porém o tesouro direto é bem menos flexível que a poupança, ou seja, vocÊ não vai poder sacar o dinheiro a qualquer hora e em qualquer lugar.

Sobre o Tesouro Direto

Não precisa se preocupar, são apenas alguns passos a mais que o investimento na poupança, já que nesta basta colocar o seu dinheiro na sua conta poupança em qualquer banco e já estará recebendo os juros todos mês.

Primeiro, ao invés de bancos, vamos criar uma conta em uma corretora ( você pode ver todas as instituições autorizadas nesse link: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-instituicoes-financeiras-habilitadas ).

Como se sabe, a poupança rende um determinado valor todo mês, já no tesouro direto, você irá ser remunerado com diferentes taxas, isso mesmo, a sua remuneração vai depender dos títulos públicos escolhidos por você…

Veja alguns exemplo (29-08-2016):

  • Tesouro IPCA+ 2019 (NTNB Princ) – Rendimento de 6,27% + IPCA
  • Tesouro Prefixado 2019 (LTN) – Rendimento de 12,26%

Acima, eu mostrei dois dos principais titulos, que possuem seus vencimentos para 2019. Ou seja, seus rendimentos apenas serão resgatados na data de vencimento. ( Essa é uma diferença da poupança, onde você pode resgatar seu dinheiro a qualquer momento)

Eu sei que parece um pouco complicado e algumas pessoas se sentem um pouco inseguras para investir nos títulos públicos, por isso vou deixar um link para vocês de um minicurso sobre o assunto: Leia Curso Tesouro Direto Descomplicado