Jun
14
2011

Executando duas versões diferentes do Firefox simultaneamente




O que pouca gente sabe mas que é possível se fazer é você tendo instalado, por exemplo, o Firefox 4 poder executar simultaneamente o Firefox 3, que pode ser muito útil devido a limitação de funcionamento de alguns sites nas novas versões do Firefox. Tudo isso é possível graça ao gerenciamento de perfis do Firefox.

Para executar duas versões do Firefox simultaneamente você terá que ter as duas versões instaladas a parte no seu computador. Tendo elas instaladas, primeiramente acesse o gerenciamento de perfis dele: Acesse a opção Executar no menu Iniciar (ou então pelo atalho tecla do Windows + R) e insira o seguinte comando:

1
C:\Program Files\Mozilla Firefox\firefox.exe -p -no-remote

Onde “C:\Program Files\Mozilla Firefox\” é o diretório aonde encontra-se instalado o seu Firefox.

Tendo inserido o comando, tecle Enter e será então apresentado a janela de gerenciamento de perfis do Firefox, aonde deverá constar o seu perfil default (padrão).

Clique em Novo perfil e nomeie ele como desejar, por exemplo: Firefox4.

Agora vá na sua área de trabalho e crie um atalho para o Firefox, atalho este que remeterá ao perfil que você criou e que acessará a versão desejada. Para isso, clique com o botão direito na Área de trabalho, acesse a opção Novo e clique em Atalho. Procure o local aonde se encontra o executável do seu Firefox e adicione ao final do campo o seguinte:

1
-p perfil -no-remote

Onde “perfil” deve ser o mesmo nome que você deu ao perfil criado no gerenciamento de perfis do Firefox, ficando, seguindo o nome que criamos neste exemplo:

1
C:\Program Files\Mozilla Firefox 4 Beta\firefox.exe -p Firefox4 -no-remote

Feito isto seu atalho já estará iniciando o seu Firefox na versão desejada.

Referência:

Autor: Sandro J. S. Souza

Posts relacionados

Sobre o autor: Sandro J. S. Souza

Desenvolvedor Web, bacharel em Administração, coordenador do PHP MG. Site pessoal: http://www.sandro.eti.br | Me siga no Twitter: http://twitter.com/xkurts